segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

REGISTRO DE ATIVIDADE DA SOENAMA DO POVO PAITER SURUÍ DA LINHA 10

ASSOCIAÇÃO SOENAMA DO POVO SURUÍ PROMOVE CAPACITAÇÃO

A Associação SOENAMA do Povo Paiter Suruí da Linha 10, Aldeia Iratana, município de Cacoal, realizou entre os dias 19 e 20 de novembro realizou oficinas de capacitações de seus membros homens e mulheres.
Este processo é resultado de parcerias construída pela diretoria da SOENAMA, na pessoa de seu presidente Isaque Mopilô Tavá Surui.
Seu início se deu ainda no início de 2013, quando de uma reunião com o deputado federal Padre TON na Aldeia Indígena para tratar do Programa Minha Casa Minha Vida, em fase inicial de implantação junto à este povo atendendo mais de 50 famílias. Contudo, nasceu ai o interesse da SOENAMA de pensar projetos de sustentabilidade à partir do potencial dos recursos naturais existentes na Terra Indígena Sete de Setembro.
Para apoiar este intento, membros da equipe do Mandato do Padre TON foram pra Aldeia Iratana, atendendo a convite da SOENAMA e após duas reuniões ainda em 2013 elaboraram com a comunidade o Projeto Babaçu Paiter Suruí, que inicialmente foi encaminhado ao edital da Fundação Banco do Brasil 2014, que infelizmente não foi aprovado, mas que em seguida contou com apoio do Fundo Carbono do Povo Suruí, administrado conjuntamente pela Associação METAREILÁ do Povo Suruí e pelo FUNBIO, no valor de 20 mil reais, dividido em duas parcelas e a primeira já possibilitou iniciar a execução do plano de trabalho. A primeira oficina de produção de carvão vegetal foi assessorada por Iremar Ferreira, coordenador técnico deste projetinho e membro do Instituto Madeira Vivo (IMV).
A Associação SOENAMA também tem se preocupada em inserir as mulheres neste processo de formação e por isso convidaram a Rede de Educação Cidadã (RECID-RO) na pessoa de Fabianny Castro para assessorar o I Encontro de Mulheres Indígenas Paiter Suruí da SOENAMA no tema: cultura, trabalho e geração de renda à partir da produção de artesanato.
Ainda durante as atividades os indígenas receberam visita de técnicos da Coordenadoria Técnica Local da FUNAI de Cacoal para identificar demandas desta aldeia em equipamentos para o ano de 2015, o que foi decidido investir em materiais para potencializar a geração de renda para mulheres.
Ao encerrar os trabalhos o presidente Isaque foi enfático ao afirmar que: "é com parcerias como essas que os Suruí e demais povos poderão melhorar sua qualidade de vida e gerar renda com os produtos da floresta".  

Fonte: assessoria
Foto: Iremar (IMV), Isaque e Márcia (SOENAMA) e Fabianny (RECID-RO)

Diretoria da SOENAMA: José Mopiraneme Suruí (secretário), Isaque Mopilô Tavá Suruí (presidente) e Izanoel Irpererrô Suruí (tesoureiro)
Iniciando forno para produzir carvão de Babaçu
Inicio da Oficina das Mulheres

Cesto Paiter Suruí de palha de Babaçu

Início da queima do Babaçu...

Nenhum comentário: