segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

QUANDO JANEIRO PASSAR !?

Editorial do Programa Vozes da Amazônia dia 23/01/2011- www.radiocairi.com

QUANDO JANEIRO PASSAR !?

Mais uma semana de dor para as milhares de famílias vítimas das chuvas que assolam o Sudeste do País, de modo particular no Rio de Janeiro e São Paulo.
A contagem das vítimas aumentam a cada dia, assim como a dor dos que ficaram. A busca por corpos em meio aos soterramentos, lamaçais se torna mais difícil ainda pela continuidade das chuvas e dificuldades de acesso.
Aos expectadores televisivos resta o sentimento de dor, de compaixão para com os familiares e para alguns, motivo para sentir-se solidário e contribuir para minimizar fazendo doações às vítimas.
Estes gestos de solidariedade tendem a ser intensificados nestes momentos, mas porque somente após catástrofes nos mobilizamos para tentar minimizar as dores das vítimas?
Porque o exercício da solidariedade não é ato contínuo em nossa sociedade dita moderna?
Porque não utilizamos da força solidária para pressionar os governos à construir moradias populares ou cidades para assentar estas famílias?
Porque não promover a Reforma Agrária e Urbana em regiões de terras que não em encostas de morros, margens dos rios e igarapés?
Porque não agir de fato no combate à corrupção nos órgãos públicos para que tenhamos mais recursos públicos para investir em saneamento básico, moradia digna, entre outros...
Porque não promover urgentes adaptações às mudanças climáticas, considerando estudos científicos que alertam para as catástrofes que serão cada vez mais comum, fruto de nossa intervenção negativa no Planeta, e dessa se promova a todo custo, sensibilização dos agentes públicos, organizações sociais, de modo particular dos que serão mais atingidos, para que tenham consciência da necessidade de mudanças da áreas de riscos, recuperação de matas ciliares, de encostas de morros desmatados, canalização de córregos e igarapés que cortam cidades... enfim não dá mais para acharmos que preocupação com as mudanças climáticas, com o meio ambiente seja coisa de ambientalista... mas sim é um problema de todos e todas.
Por tudo isso, não podemos mais esperar Janeiro passar e que tudo se resolverá...
Cada novo Janeiro exige que tenhamos feito algo diferente, respeitando o meio em que vivemos para que a Natureza respeite sua composição, e entre eles nós homens e mulheres, que dotados do dom da criação, da inteligência façamos nossa parte à favor do equilíbrio e isso é urgente...
Faça sua parte, não deixe para os governos porque os problemas e soluções dependem de todos NÓS.
Dessa forma poderemos continuar a cantar que "quando o inverno chegar eu quero estar junta a ti..." e não ser levado junto às correntezas...

Iremar Antonio Ferreira - jan./2011

Nenhum comentário: