segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CRIMINALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA... DIGA NÃO!!!

O INSTITUTO AMAZÔNIA SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL (IAMAS),

Solidariza-se com todos os companheiros e companheiras da Popular Fm, 95,1 – Brasil Novo - Pará, em especial com a companheira Rosemayre Rosa Acácio, grávida de sete meses, condenada a prestar serviços comunitários em Altamira/PA, uma vez por semana, durante um ano.
Entendemos que este é mais um exemplo de criminalização das organizações, movimentos sociais e ativistas que defendem um mundo justo, solidário e fraterno. Enquanto isso, madeireiros destroem a floresta, fazendeiros e latifundiários acabam com o solo e com a vida, grandes empresas lucram bilhões de dolares as custas da região amazônica, os rios são tratados como meros depositos de água para a geração de lucros financeiros para as elites nacionais e mundiais, tudo isso sob tutela do judiciario, legislativo e executivo. E o que sobra para amazônidas como Rosemayre? Processos, criminalizações e punições judiciais, apenas porque ela, e muitas outras e outros, prestam um serviço voluntário de fundamental importancia para a população de Brasil Novo, e municípios vizinhos, levando informação sobre saude, educação e defesa do meio ambiente, pois, se não for a radio comunitária local, essas informações não são repassadas, pois nenhuma emissora comercial se interessa em prestar esse serviço, quando avalia que nao vai ter os lucros que queria obter.
É por tudo isso que reafirmamos nossa solidariedade e admiração a Rosemayre, e a Popular FM de Brasil Novo. Tenham certeza que vocês nao estao sozinhos nessa luta. Nos comprometemos a divulgar e denunciar o que vocês, e milhares de outros comunicadores populares, estao passando, oprimidos e agredidos por um governo que, outrora, prometeu defende-los.
Juntos continuaremos gritando.
VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS DA FLORESTA
VIVA A COMUNICAÇÃO DEMOCRATICA E POPULAR

Fraternalmente,
Dion Monteiro
Coordenador Institucional do IAMAS

Nenhum comentário: