segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMPLEXO MADEIRA FAZ MAIS VÍTIMAS... OS PEIXES...

Mais um desastre ambiental em Rondônia deixa milhares de peixes mortos - 20/11/2009

Local: Porto Velho - RO
Fonte: Tudo Rondônia
Link: www.tudorondonia.com.br

Milhares de peixe estão morrendo na cachoeira de Teotônio devido às obras da Usina de Santo Antônio. Outro desastre ambiental no rio Madeira foi registrado no final de 2008.

No final de 2008, O consórcio responsável pela construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, foi responsabilizado pela mortandade de 11 toneladas de peixes.

O caso se repete este ano. Nos últimos três dias, milhares de peixes apareceram mortos na cachoeira de Teotônio, localizada a 35 Km de Porto Velho, na área de abrangência da obra de construção da Usina de Santo Antônio.
Apodrecidos, os peixes viraram um banquete para centenas de urubus, numa cena em tudo semelhante à mortandade registrada no ano passado.

Os peixes apareceram mortos há três dias e o mau cheiro pode ser sentido na comunidade de Teotônio, onde 145 famílias se preparam para abandonar a vila centenária – que será inundada pela barragem da usina.

O consórcio responsável pela construção da Hidrelétrica de Santo Antônio foi multado, no ano passado, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela morte de 11 toneladas de peixes. A multa aplicada foi de R$ 7,7 milhões – e não foi paga.

Histórico - No dia 10 de dezembro de 2008, uma equipe do setor de Fauna da Superintendência de Rondônia deslocou-se até o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, para acompanhar as atividades de translocação de peixes devido ao início da construção de ensecadeiras. A equipe verificou que os peixes apresentavam problemas que poderiam comprometer a sua sobrevivência. Na ocasião, a equipe técnica do Ibama deu algumas orientações sobre os procedimentos técnicos que deveriam ser adotados para salvar os peixes.

O relatório técnico final, apresentado pela Equipe Técnica do Núcleo de Licenciamento Ambiental – NLA-RO, registra que “ao retornar ao canteiro no dia 12 de dezembro constatou-se a existência de uma grande quantidade de peixes mortos, na ordem de algumas toneladas, mortandade que perdurou por vários dias, sem qualquer alteração positiva no procedimento de translocação”.

A Usina - A hidrelétrica de Santo Antônio é uma das principais obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Com capacidade instalada de 3.150,4 MW (megawatts), a usina deverá começar a gerar energia no final de 2012.

Nenhum comentário: