terça-feira, 26 de maio de 2009

Saúde e Alimentação caminham juntos...

SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS
24 A 31 de maio de 2009

Feira Agroecológica de Porto Velho 30/05

A produção orgânica tem como base princípios agroecológicos que orientam o desenvolvimento de sistemas produtivos os quais buscam preservar a VIDA e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
O consumidor de produtos orgânicos, além de levar para casa um produto saudável proveniente de um sistema produtivo que não utiliza agrotóxicos ou materiais sintéticos, contribui para o fortalecimento de uma outra forma de ver a produção agropecuária e agroindustrial, onde se pensa na produção de substâncias essenciais à vida, considera-se o respeito à Terra e a todos os seres vivos que nela habitam.
Essa consciência do consumidor levará ao fortalecimento dos produtores orgânicos, em grande parte agricultores familiares responsáveis pela prestação de serviços ambientais fundamentais para a sobrevivência do planeta, como a manutenção da quantidade e qualidade da água e a preservação da biodiversidade.
É preciso proporcionar a esses consumidores um maior acesso a informações sobre os sistemas orgânicos de produção e aproximá-los das pessoas envolvidas com esta proposta.
É neste contexto que se realiza a Semana dos Alimentos Orgânicos, campanha nacional para esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.
A I Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada no ano de 2005, foi um marco para o movimento orgânico como o início de um trabalho articulado entre organizações governamentais e não governamentais com o objetivo de aproximar produtores e consumidores na busca da construção de relações de consumo, pautadas no comércio justo e na melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.
Ao longo dos quatro anos de realização da campanha, consumidores, agricultores e técnicos envolvidos com a produção orgânica foram beneficiados por meio de seminários, reuniões técnicas, dias de campo, oficinas, cursos, degustações de produtos orgânicos e apresentações de vídeos, panfletagem em shoppings e supermercados, feiras livres e atividades artísticas, além de várias matérias veiculadas em jornais, rádios e noticiários de televisão.
Pela 1ª vez, Porto Velho participa desta campanha.
A campanha deste ano está sendo desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, e com várias outras organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação,com: ANVISA, SFA/RO, DFDA, SEAPES SEBRAE, SEDAM, IDARON, ABRAS, EMBRAPA, CEPLAC, EMATER, CONAB, INCRA, Projeto Pe. Ezequiel, ABOA, FETAGRO, COOTRARON, AEFARO, CPT, RECA, COOCARAM, ACARAM e ADA AÇAÍ.

Nenhum comentário: